sábado, 12 de dezembro de 2009

LOURINHÃ






O Museu da Lourinhã estuda e expõe espécies de dinossauros desde 1984 e tornou-se conhecido pelos achados de ovos de carnívoro que receberam o nome de Lourinhanosaurus.

Dinossauro bebé com 70 milhões de anos

O museu alberga ainda vários esqueletos e pegadas de outros dinossauros herbívoros e carnívoros descobertos na Lourinhã e que têm sido alvo de estudos científicos por equipas locais e da Universidade Nova de Lisboa.

O primeiro Torvosaurus foi descoberto em 1972 no Colorado (Estados Unidos da América) e descrito por Peter Galton e James Jensen, em 1979, como o maior dinossauro carnívoro do Jurássico até então conhecido.

14 metros de comprimento

O espécime português, encontrado na Lourinhã, e que teria um comprimento de 14 metros, tinha um crânio que media cerca de metro e meio, dimensões que excedem ligeiramente as do norte-americano e, por isso, «é o maior do periodo Jurássico actualmente conhecido».

O achado foi encontrado a 27 de Julho de 2003 por uma criança de 10 anos que passeava com o pai e o entregou ao Museu da Lourinhã.

1 comentário:

  1. "O achado foi encontrado a 27 de Julho de 2003 por uma criança de 10 anos que passeava com o pai e o entregou ao Museu da Lourinhã."

    Os Ninhos de Ovos que este ano se comemoram os 20 anos da descoberta, e que tem uma exposição temporária a decorrerm, é que segundo o que é usual contar-se assim foi.

    A descoberta do Torvossaurus tem uma génese totalmente diferente...

    ResponderEliminar